Início » Vestibular » Inscrição vestibular PUCRS 2021: Como funciona, Como fazer, Cursos

Inscrição vestibular PUCRS 2021: Como funciona, Como fazer, Cursos

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a conhecida PUCRS, é a tradicional e muito renomada instituição privada de ensino superior do estado sulista.

Localizada na capital Porto Alegre, a universidade vem desde 1931 como uma referência no ensino não só do estado, mas do país inteiro, principalmente para quem busca alcançar seu sonho profissional.

Se você é gaúcho (ou qualquer outra naturalidade) e deseja conquistar uma das vagas desta instituição, veja aqui como fazer a Inscrição vestibular PUCRS 2021 e outras informações importantes!

Como funciona o vestibular PUCRS 2021?

Credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), a PUCRS é aquela oportunidade que você vem esperando para dar aquele pontapé inicial em sua vida profissional ou mesmo para mudar totalmente de profissão.

logo pucrs

Para 2021, a PUCRS requisita a prova presencial como critério principal para ingresso de novos estudantes. 

Em geral, o vestibular abre inscrições duas vezes ao ano – são os chamados vestibulares de verão e de inverno. O de verão tende a abrir no final do ano, enquanto que o de inverno abre no mês de junho.

Para 2021, espere que o processo de inscrição comece no final do ano de 2020!

O vestibular PUCRS 2021 permite que você faça uso da sua nota do ENEM, mas para isso você deve apresentar nota igual ou superior a 400 (isso pode sofrer alterações), além de ser de uma das edições anteriores recentes – a tendência é que a universidade permita a nota de provas de até 8 anos atrás.

É claro que se você não tem nota do ENEM, você pode fazer a prova de redação da própria universidade, sendo que este processo é agendado (online ou presencial), mas é a PUCRS que entra em contato para indicar uma data, ok?

Como fazer Inscrição vestibular PUCRS 2021?

Todo o processo de Inscrição vestibular PUCRS 2021 ocorre pela internet através do site oficial da universidade.

1– Na página inicial, clique em “Estude na PUCRS”, localizado no menu principal.

site pucrs

2– Na próxima tela, você pode clicar em “Formas de Ingresso” para ser direcionado às opções, bastando que você clique em “Vestibular” para uma nova página abrir em seu navegador.

vestibular pucrs

Você pode ainda simplesmente clicar em “Vestibular” que está no menu ainda mais acima deste principal, como na imagem abaixo indica.

3– Como ainda não estamos no período apropriado de Inscrição vestibular PUCRS 2021, você não encontrará o botão para inscrição.

No entanto, é nesta página que tudo ocorre, então aproveite para ler as informações sobre o vestibular atual e entender como tudo funciona!

Modalidades

No vestibular PUCRS 2021, podemos identificar duas modalidades:

🔹 Modalidade I: Prova de Redação – é a que você opta pela realização da prova de redação, sendo feita a partir de agendamento de maneira online ou presencial.

O valor para este procedimento é R$ 30,00. São 5% das vagas para a Modalidade I.

🔹 Modalidade II: Enem – modalidade em que você faz sua inscrição e utiliza seu desempenho do ENEM (desde que cumprindo os requisitos indicados) para obter uma boa classificação.

O valor para este procedimento é R$ 20,00. São 95% das vagas para a Modalidade II.

Existe ainda a seleção contínua, uma espécie de modalidade indicada para candidatos que já realizaram provas nos vestibular PUCRS de anos anteriores e que podem usar tais desempenhos para o ingresso em cursos com vagas abertas.

A classificação acontece pela pontuação na prova de redação do curso escolhido.

Cursos PUCRS

A lista completa de cursos da PUCRS 2021 está disponível na página oficial da universidade.

alunos da pucrs

No edital do vestibular 2021 é que aparecerão quais cursos terão vagas abertas e a quantidade para cada um deles.

A questão de gabaritos e resultados oficiais acontece também no site da instituição.

Desejamos a você uma boa sorte na Inscrição PUCRS 2021 e em todo seu processo até a sua aprovação!

Comente