Início » Vestibular » Inscrição Vestibular PUC Rio 2021: como fazer a sua? Veja aqui!

Inscrição Vestibular PUC Rio 2021: como fazer a sua? Veja aqui!

A Pontifícia Universidade Católica (PUC) é uma universidade muito renomada em todo o Brasil, presente em diversos estados. Está em dúvida sobre como funciona o vestibular na PUC Rio?

Fizemos esse texto para esclarecer todos os questionamentos e ensinar como você pode realizar a sua inscrição, dar dicas de estudo e muito mais. Siga a leitura e fique por dentro de tudo o que você precisa saber para ingressar no ensino superior.

Como realizar Inscrição PUC Rio 2021?

A inscrição é feita totalmente online e você pode fazer direto do seu smartphone, tablet ou computador.

logo puc rio

Veja o passo a passo:

1- A universidade disponibilizará um calendário com o link de inscrição, fique atento ao site oficial da PUC Rio.

Caso você não tenha acesso à internet, poderá ir até o Campus da PUC e realizar a sua inscrição.

vestibular puc rio

2- No link disponibilizado pela instituição, preencha todos os seus dados pessoais que serão solicitados, escolha o curso e turno que deseja estudar,

3- Você deverá retirar, via internet ou pessoalmente, o cartão de confirmação de inscrição no vestibular.

Todas as informações acima têm prazos para serem feitas, por isso a importância de estar atento ao site da PUC Rio, para que você não perca nenhuma data importante do vestibular 2021.

Quem pode se inscrever no vestibular?

A universidade é reconhecida pela sua ótima qualidade de ensino, com professores qualificados, além de ter uma ótima rede de apoio para os alunos, que sempre são amparados pela faculdade.

Se é isso que você está procurando, inscreva-se no vestibular PUC Rio 2021; não há critérios de idade ou qualquer outra coisa, todos podem realizar o vestibular, basta ter vontade de estudar em uma ótima universidade.

Como funciona o vestibular PUC Rio?

A prova ocorre, em média, dois meses após o período de inscrição.

prédio puc rio

O vestibulando passará por dois dias de prova, que terá a seguinte divisão:

🔹 Manhã: prova de Língua Portuguesa, Literatura e Redação;

🔹 Tarde: prova de língua estrangeira.

Nos dois períodos o aluno terá quatro horas para realizar a prova, que ocorre em um domingo. Após o final do turno da manhã, o candidato terá 2h30min de intervalo, para fazer as atividades que desejar, antes de iniciar mais um turno de prova.

O gabarito oficial costuma ser divulgado um dia após a realização da prova, para que o aluno confira o número de questões que acertou. É dado um prazo de dois dias, a contar da data em que o gabarito é divulgado, para que aqueles que se sentirem prejudicados recorram ao resultado divulgado no gabarito.

Uma semana após a realização da primeira etapa, o candidato terá o segundo domingo de prova. Neste dia os vestibulandos farão provas objetivas e discursivas, com conteúdos de acordo com o curso escolhido. Assim como no primeiro dia, no segundo os candidatos também terão quatro horas para realizar as provas, mas em apenas um turno: manhã ou tarde.

Horários, turnos, matérias e outras informações também serão divulgadas no calendário da universidade, que fica disponível no site oficial, já informado anteriormente. O gabarito do segundo dia também é divulgado um dia após a realização das provas, junto com o período de recursos.

A divulgação do resultado final, juntamente com a primeira convocação para matrícula, ocorre pouco mais de um mês após a realização da prova. Ao longo do ano são feitas oito convocações, porém, com períodos diferentes para que as aulas iniciem.

Quem é convocado até a 5° chamada inicia as aulas no primeiro período do ano letivo, no mês de março; da 6° a 8° convocação, os alunos iniciam os estudos no 2° semestre, no mês de agosto.

Como estudar para o vestibular: dicas de organização

Estudar em casa, principalmente para um vestibular, pode ser um desafio para muitas pessoas.

alunos puc rio

Para te ajudar, iremos dar algumas dicas:

🔹 Refaça provas de anos anteriores, você poderá encontrá-las no site da universidade,

🔹 Organize o seu tempo: estipule horários para estudar cada matéria e também estabeleça momentos de descanso. Nas matérias em que você tem mais dificuldade, estude por mais tempo,

🔹 Se precisar, anote toda a sua rotina em uma agenda ou caderno, para que você se mantenha mais organizado,

🔹 Estipule metas de acordo com a sua realidade e tempo disponível, sem exageros, assim você conseguirá cumprir tudo o que planeja,

🔹 Assista a vídeos no Youtube ou em outras plataformas confiáveis,

🔹 Elabore você mesmo resumos sobre as matérias, de uma forma que facilite o seu entendimento,

🔹 Para a redação, leia jornais, revistas, livros e todo o material que você tiver acesso, pois além de mantê-lo informado sobre tudo, você escreverá com mais facilidade,

🔹 Use as redes sociais como uma ferramenta de estudo: siga e curta páginas que passem bons conteúdos para você. Assim, mesmo em um momento de distração, você estará sempre informado e absorvendo bons conteúdos.

Agora que você já sabe como funciona o vestibular da PUC-Rio, coloque as nossas dicas de estudo em prática e fique preparado para estar no ensino superior em 2021, em uma das universidades mais conceituadas do país.

A PUC, além do seu próprio vestibular, também disponibiliza vagas para que os alunos ingressem pelo Enem, através do Sisu.

Comente