Inscrição Unicamp 2021 – Como fazer? Como é o vestibular? Cursos
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma das principais universidades públicas do Estado de São Paulo e também considerada uma das melhores instituições de ensino da América Latina.
A Unicamp possui um campus na própria cidade de Campinas, além de três campi satélites em Limeira, Paulínia e Piracicaba. Com mais de 60 cursos de graduação e mais de 150 cursos de pós-graduação, a Unicamp se destaca pela presença de mais de 35 mil alunos matriculados.
Quer fazer parte da universidade? Veja como fazer a Inscrição Unicamp 2021, como funciona o vestibular e outras informações.
Como funciona a Inscrição Unicamp 2021?
A Unicamp atualmente oferece três formas de ingresso para novos alunos: o vestibular tradicional, o vestibular indígena e o ENEM-Unicamp.

A tendência é que em 2021 a universidade selecione mais de 3 mil novos candidatos nestas três modalidades.
🔸 Vestibular indígena:
O vestibular indígena, como o próprio nome define, é o vestibular apropriado para candidatos que pertencem a alguma etnia indígena do território brasileiro e que estudaram todo o Ensino Médio em rede pública.
Este vestibular é aplicado apenas uma vez por ano, cuja inscrição ocorre em período diferenciado e também possui uma fase com questões de múltipla escolha, além da redação.
🔸 Vestibular tradicional:
O vestibular tradicional da Unicamp é aquele que estamos acostumados a ver nas universidades em geral. Para a maioria dos cursos, este vestibular conta com duas fases, enquanto alguns outros cursos possuem etapas adicionais para as provas de habilidades específicas, como é o caso de Dança, Música, entre outros.
A primeira fase do vestibular possui uma prova com 90 questões de múltipla escolha (com quatro alternativas e apenas uma correta), das seguintes disciplinas:
🔹 Língua Portuguesa e Literatura,
🔹 Matemática,
🔹 História,
🔹 Geografia,
🔹 Física,
🔹 Biologia,
🔹 Química,
🔹 Inglês,
🔹 Questões interdisciplinares.
A segunda fase da Unicamp divide a prova em dois dias de aplicação. As disciplinas são cobradas conforme o curso escolhido, mas algumas são obrigatórias, como é o caso da Língua Portuguesa, Matemática e questões interdisciplinares – todas são questões dissertativas.
Além disso, deve-se fazer uma redação.
🔸 ENEM-Unicamp:
A modalidade de ingresso do ENEM-Unicamp é vista como um edital a parte do vestibular tradicional, indicada para quem estudou integralmente em escola pública no Ensino Médio e realizaram o ENEM no ano vigente.
Na realidade, o candidato pode concorrer de maneira simultânea no vestibular tradicional e no edital ENEM-Unicamp, desde que tenha se inscrito em ambos.
Como fazer Inscrição Unicamp 2021?
Para fazer a Inscrição Unicamp 2021 e poder ter a chance de entrar nessa renomada universidade, você precisa acessar o site oficial da instituição.

No período apropriado para as inscrições, aparecerá um banner sobre o processo.
O vestibular indígena é o primeiro a ter suas inscrições abertas – entre 20 de agosto a 21 de setembro de 2020. Depois, o ENEM-Unicamp acontece entre 15 de outubro a 16 de novembro de 2020.
O pagamento da taxa de inscrição tem prazo de até um mês depois do fim das inscrições.
Ao clicar nele, você seguirá os passos, ler todas as informações pertinentes e fazer sua inscrição com tranquilidade.
Lembre-se que esse vestibular tende a ser bem disputado e uma lentidão no site pode ocorrer por isso, está bem?
Cursos Unicamp
Cada curso pode ter números de vagas diferenciados conforme a disponibilidade da universidade.

Com várias opções existentes na Unicamp, veja quais são os principais e mais disputados cursos desta instituição:
🔸 Medicina,
🔸 Administração Pública,
🔸 Nutrição,
🔸 Odontologia,
🔸 Ciências Econômicas,
🔸 Engenharias,
🔸 Comunicação Social,
🔸 Física,
🔸 Arquitetura e Urbanismo,
🔸 Ciências Biológicas,
🔸 Sistemas de Informação,
🔸 Enfermagem,
🔸 Farmácia,
🔸 Educação Física.
Para ter acesso à lista completa de cursos da Unicamp, acesse o site oficial.
Comente