Início » Vestibular » Inscrição Unicamp 2021 – Como fazer? Como é o vestibular? Cursos

Inscrição Unicamp 2021 – Como fazer? Como é o vestibular? Cursos

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma das principais universidades públicas do Estado de São Paulo e também considerada uma das melhores instituições de ensino da América Latina.

A Unicamp possui um campus na própria cidade de Campinas, além de três campi satélites em Limeira, Paulínia e Piracicaba. Com mais de 60 cursos de graduação e mais de 150 cursos de pós-graduação, a Unicamp se destaca pela presença de mais de 35 mil alunos matriculados.

Quer fazer parte da universidade? Veja como fazer a Inscrição Unicamp 2021, como funciona o vestibular e outras informações.

Como funciona a Inscrição Unicamp 2021?

A Unicamp atualmente oferece três formas de ingresso para novos alunos: o vestibular tradicional, o vestibular indígena e o ENEM-Unicamp.

letreiro unicamp

A tendência é que em 2021 a universidade selecione mais de 3 mil novos candidatos nestas três modalidades.

🔸 Vestibular indígena:

O vestibular indígena, como o próprio nome define, é o vestibular apropriado para candidatos que pertencem a alguma etnia indígena do território brasileiro e que estudaram todo o Ensino Médio em rede pública.

Este vestibular é aplicado apenas uma vez por ano, cuja inscrição ocorre em período diferenciado e também possui uma fase com questões de múltipla escolha, além da redação.

🔸 Vestibular tradicional:

O vestibular tradicional da Unicamp é aquele que estamos acostumados a ver nas universidades em geral. Para a maioria dos cursos, este vestibular conta com duas fases, enquanto alguns outros cursos possuem etapas adicionais para as provas de habilidades específicas, como é o caso de Dança, Música, entre outros.

A primeira fase do vestibular possui uma prova com 90 questões de múltipla escolha (com quatro alternativas e apenas uma correta), das seguintes disciplinas:

🔹 Língua Portuguesa e Literatura,

🔹 Matemática,

🔹 História,

🔹 Geografia,

🔹 Física,

🔹 Biologia,

🔹 Química,

🔹 Inglês,

🔹 Questões interdisciplinares.

A segunda fase da Unicamp divide a prova em dois dias de aplicação. As disciplinas são cobradas conforme o curso escolhido, mas algumas são obrigatórias, como é o caso da Língua Portuguesa, Matemática e questões interdisciplinares – todas são questões dissertativas.

Além disso, deve-se fazer uma redação.

🔸 ENEM-Unicamp:

A modalidade de ingresso do ENEM-Unicamp é vista como um edital a parte do vestibular tradicional, indicada para quem estudou integralmente em escola pública no Ensino Médio e realizaram o ENEM no ano vigente.

Na realidade, o candidato pode concorrer de maneira simultânea no vestibular tradicional e no edital ENEM-Unicamp, desde que tenha se inscrito em ambos.

Como fazer Inscrição Unicamp 2021?

Para fazer a Inscrição Unicamp 2021 e poder ter a chance de entrar nessa renomada universidade, você precisa acessar o site oficial da instituição.

campus unicamp

No período apropriado para as inscrições, aparecerá um banner sobre o processo.

O vestibular indígena é o primeiro a ter suas inscrições abertas – entre 20 de agosto a 21 de setembro de 2020. Depois, o ENEM-Unicamp acontece entre 15 de outubro a 16 de novembro de 2020.

O pagamento da taxa de inscrição tem prazo de até um mês depois do fim das inscrições.

Ao clicar nele, você seguirá os passos, ler todas as informações pertinentes e fazer sua inscrição com tranquilidade.

Lembre-se que esse vestibular tende a ser bem disputado e uma lentidão no site pode ocorrer por isso, está bem?

Cursos Unicamp

Cada curso pode ter números de vagas diferenciados conforme a disponibilidade da universidade.

aula unicamp

Com várias opções existentes na Unicamp, veja quais são os principais e mais disputados cursos desta instituição:

🔸 Medicina,

🔸 Administração Pública,

🔸 Nutrição,

🔸 Odontologia,

🔸 Ciências Econômicas,

🔸 Engenharias,

🔸 Comunicação Social,

🔸 Física,

🔸 Arquitetura e Urbanismo,

🔸 Ciências Biológicas,

🔸 Sistemas de Informação,

🔸 Enfermagem,

🔸 Farmácia,

🔸 Educação Física.

Para ter acesso à lista completa de cursos da Unicamp, acesse o site oficial.

Comente