Início » Vestibular » Inscrição UFRGS 2021 – Requisitos, Como fazer, Como é a prova?

Inscrição UFRGS 2021 – Requisitos, Como fazer, Como é a prova?

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma instituição altamente renomada e almejada por muitos estudantes que desejam garantir um ensino de qualidade para seguir seu sonho profissional. 

Bastante disputada, a UFRGS exige estudo para garantir uma aprovação no vestibular, por isso o que indicamos agora é que você saiba como fazer a Inscrição UFRGS 2021 para testar seus conhecimentos na prova.

Confira aqui o que já sabemos sobre o vestibular para 2021!

Quem pode fazer Inscrição UFRGS 2021?

A UFRGS oferece duas formas de ingresso para 2021: por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada), que faz uso da nota do ENEM para auxiliar na classificação, mas separa 70% das vagas disponíveis na edição do vestibular para candidatos que realizaram a própria prova da universidade.

logo ufrgs

Ou seja, a nota do ENEM não é utilizada como forma de classificação do vestibular tradicional, somente apenas pelo SISU (com 30% das vagas disponíveis por meio desta oportunidade), ok?

Lembrando que a UFRGS determina uma quantidade de vagas para candidatos que se autodeclaram negros, pardos, indígenas e também para os portadores de deficiências físicas e mentais. 

Para garantir total entendimento sobre esse quesito, sugere-se a leitura do edital do vestibular 2021! Por meio dele, você também tem acesso às informações sobre conteúdos programáticos das provas, datas e outras especificações.

Como fazer Inscrição UFRGS 2021?

A Inscrição UFRGS 2021 acontece por meio do site oficial da instituição. Ainda não há datas específicas para a prova e todo o processo para o ano, mas é interessante que você procure saber como fazer sua inscrição com tranquilidade quando o período chegar:

Por isso, acesse o site oficial da UFRGS em primeiro lugar.

1– Na página inicial da UFRGS, clique em “Vestibular”, que está em verde, ao lado das opções “Ingresso” e “SISU”.

site ufrgs

2– Você será direcionado ao site da Comissão Permanente de Seleção (COPERSE) da UFRGS, que é a responsável pelo vestibular,

3– Ali na tela, passe o cursor do mouse sobre “Vestibular” e clique em “Vestibular 2021”.

vestibular ufrgs

Na próxima página, você terá todas as informações já disponibilizadas sobre este vestibular. Será neste espaço que aparecerá o botão para fazer a inscrição, o que exigirá o preenchimento de um formulário com seus dados.

Fique de olho no site para não perder a oportunidade! Lembre-se que o formulário de Inscrição UFRGS 2021 só ficará ativo durante o período apropriado, o que poderá ocorrer entre agosto e setembro.

Há a necessidade de se fazer o pagamento da taxa de inscrição, que pode custar em torno de R$ 150,00. 

Certos candidatos podem solicitar a isenção da taxa de inscrição, mas há prazos para isso também. Certifique-se de conferir o calendário, quando o mesmo for divulgado. A taxa pode ser isentada se você estudou todo o ensino médio em escola pública ou teve bolsa integral em escola privada, com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Qualquer que seja a indicação de condição que você declarou na inscrição, ela deve ser comprovada, não esqueça disso!

Documentos necessários

Caso você passe no vestibular da UFRGS em 2021, será necessário se deslocar até a unidade de ensino para oficializar a matrícula!

documentos

Preferencialmente, esteja com a seguinte documentação em mãos neste dia:

✔️ RG e CPF,

✔️ Comprovante de residência atualizado,

✔️ Histórico escolar,

✔️ Certificado de conclusão do Ensino Médio,

✔️ Comprovação de renda (para casos em que você inseriu sua condição na inscrição),

✔️ Autodeclaração étnico racial presencial diante da comissão permanente de verificação para os candidatos que se autodeclaram negros, pardos ou indígenas,

✔️ Laudo médico para portadores de deficiências.

Para ter certeza de que estará portando todos os documentos necessários, leia o edital do vestibular 2021 e o manual do candidato.

Como é a prova UFRGS?

Provavelmente, a prova o vestibular UFRGS 2021 será realizada no final de novembro e início de dezembro, porém isso não é oficial.

prova ufrgs

O vestibular da UFRGS possui 9 provas objetivas que englobam as matérias ministradas no Ensino Médio, como Português, Literatura, Língua Estrangeira, História, Matemática, Biologia, Geografia, Química e Física.

O candidato também precisa fazer uma redação.

São dois finais de semana programados para a realização das provas, com 4 dias de vestibular. Portanto, tenha certeza de estudar bastante para garantir uma boa colocação e conseguir fazer parte da universidade.

Cursos de Artes Visuais, Teatro e Música exigem um exame específico, além dos tradicionais.

Comente