Início » Vestibular » Inscrição UFPA 2021 – Como funciona? Como fazer? Cursos

Inscrição UFPA 2021 – Como funciona? Como fazer? Cursos

A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi criada em 1957 e é uma instituição de ensino superior privado que se destaca pela incrível quantidade de cursos de graduação que se espalham por suas unidades de ensino em várias cidades do estado.

Com grande referência e qualidade, a UFPA está presente nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí.

Para fazer parte da universidade, veja como fazer a Inscrição UFPA 2021, com todas as informações necessárias para facilitar este processo!

Como funciona Inscrição UFPA 2021?

O ingresso em uma universidade do nível da UFPA é um sonho para muitos jovens.

logo ufpa

Todos os anos, a instituição disponibiliza novas vagas por meio de três formas clássicas:

🔹 Para cotistas: são 50% das vagas destinadas para candidatos que estudaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, além de que 40% destes 50% são voltados para candidatos autodeclarados negros ou pardos,

🔹 Por meio do ENEM: é uma forma de ingresso que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como etapa única do processo seletivo, onde o candidato pode conseguir o curso desejado, desde que a prova tenha sido feita no ano anterior e as notas estejam dentro dos critérios do curso pretendido,

🔹 Por meio do SISU: pode-se fazer uso da nota obtida no ENEM para entrar na UFPA através do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Para alguns cursos, como os de Música, Dança, Teatro e Artes Visuais, as vagas podem ser obtidas pelo Exame de Habilidades Específicas.

Lembre-se que embora a UFPA abra novas vagas todos os anos, não se sabe a exata quantidade de oportunidades para os cursos, assim como se todos possuirão vagas abertas ou não. É fundamental ler o edital do vestibular para conferir essa informação.

Como fazer Inscrição UFPA 2021?

Se você deseja ingressar no curso que tanto almeja, mas não sabe como funciona o exame da UFPA, calma!

campus ufpa

Lembre-se que você precisará se inscrever no ENEM do ano anterior para ter uma chance de concorrer na Inscrição UFPA 2021, afinal somente com a prova feia é que você poderá disputar sua vaga por meio do SISU.

A Inscrição UFPA 2021 precisa ser feita pelo site oficial da instituição ou indo até a unidade em que você tem interesse em estudar, se isso for permitido.

No ato de inscrição, confira se suas informações estão corretas, decidindo não somente a sua primeira opção de curso, mas também a segunda opção, para o caso de suas notas não serem suficientes para o primeiro.

É necessário pagar uma taxa de inscrição, que geralmente custa R$ 50,00, mas candidatos que pertencem às cotas (assim como os candidatos que cursaram o Ensino Médio em escola particular mas com bolsa integral) possuem direito à isenção.

As datas para 2021 ainda não foram divulgadas, por isso fique de olho no site da universidade, mas a tendência – se seguir os outros anos – é que o processo ocorra em novembro.

Cursos UFPA

A UFPA possui várias opções de cursos regulares, com turmas flexibilizadas e dispondo de vagas em sua Inscrição 2021 para pessoas com deficiência.

aula ufpa

Tome cuidado para não decidir por um curso que não possui na unidade mais próxima de você.

Confira quais são os mais importantes cursos de graduação da UFPA:

🔹 Administração,

🔹 Arquitetura e Urbanismo,

🔹 Arquivologia,

🔹 Artes Visuais,

🔹 Biblioteconomia,

🔹 Biomedicina,

🔹 Ciências Contábeis,

🔹 Direito,

🔹 Educação Física,

🔹 Enfermagem,

🔹 Engenharia Civil,

🔹 Engenharia Elétrica,

🔹 Engenharia Mecânica,

🔹 Farmácia,

🔹 Fisioterapia,

🔹 Jornalismo,

🔹 Medicina,

🔹 Odontologia,

🔹 Pedagogia,

🔹 Psicologia,

🔹 Publicidade e Propaganda.

Aproveite a Inscrição UFPA 2021 para decidir o seu futuro profissional!

Como conferir o resultado da Inscrição UFPA 2021?

Resultados podem ser conferidos no site oficial da universidade, mas você também pode checar pessoalmente a lista de aprovados na própria unidade em que deseja estudar.

Não esqueça que após uma provável aprovação sua, é preciso ir até a unidade com alguns documentos para realizar a matrícula oficial.

Comente