Início » Vestibular » Inscrição UECE 2021: Como fazer? Formas de Ingresso e Regras Gerais

Inscrição UECE 2021: Como fazer? Formas de Ingresso e Regras Gerais

A inscrição UECE (Universidade Estadual do Ceará) 2021 é destinada a todos os estudantes que finalizaram o ensino médio e querem fazer o vestibular para o curso Superior.

A concorrência para conquistar uma vaga na Instituição é bastante acirrada, pois se trata de uma das melhores do Brasil.

Como fazer Inscrição UECE 2021?

A EUCE organiza dois vestibulares por ano, um a cada semestre.

logo uece

Comumente, no primeiro semestre as inscrições começam em Março e no segundo semestre, em Outubro.

É importante que os interessados fiquem de olho do portal e no edital de divulgação para não perder a oportunidade de se inscrever. Todo o processo é feito pela internet, conheça o procedimento!

1- Acesse o site da UECE,

2- No menu clique em “Cursos” e depois em “Graduação”.

inscrição uece

2- Nessa página, selecione a cidade sede do local em que deseja estudar. Na tela, selecione um deles e clique em “Listar cursos”.

vestibular uece

3- Confira a relação de cursos disponíveis e selecione aquele que deseja.

curos uece

4- Aceite o termo de ciência e logo serão encaminhado para o formulário de inscrições.

Preencha todos os dados com veracidade.

É importante salientar que essa opção de realizar inscrições só estará disponível nos prazos indicados pela Instituição. Portanto, fique atento!

A leitura do edital é de suma importância para que os candidatos saibam o número de vagas ofertadas e quais são as modalidades de entrada na Universidade.

A taxa integral de inscrição UECE 2021 é de R$140,00, enquanto que para isentos 50% é de R$70,00 que deve ser paga através do DAE gerado após o preenchimento de inscrição.

A isenção de 100% da taxa de inscrição é realizada somente em alguns casos, o edital traz o procedimento e informações completas de quando haverá a abertura de solicitação.

Formas de ingresso

A inscrição UECE 2021 pode ser feita por todos os estudantes que finalizaram os estudos em escola públicas ou privadas.

unidade uece

No entanto, a Instituição possui algumas condições de cotas que são:

🔸 Estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas (municipais ou estaduais) no estado do Ceará concorrem de maneira separada do que os estudantes de escolas particulares;

🔸 Candidatos comprovadamente carentes, cujo a família possui renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita;

🔸 Cotistas PPI – Pretos, Pardos e Indígenas.

O edital dos vestibulares detalham a porcentagem de vagas destinadas a cada grupo de cotistas. De maneira geral, 50% das vagas são para cotistas e os outros 50% para seleção geral (ampla concorrência).

Dos 50% das vagas destinadas para a ampla concorrência, 3% delas são para pessoas com Deficiência Física – PcD que não se enquadram em nenhuma das cotas oferecidas.

Os candidatos deficientes que pleiteiam uma vaga na Universidade não podem deixar de exemplificar isso no Requerimento de Inscrições Online.

Além disso, é fundamental que todos que queiram entrar pelo sistema de cotas saibam a necessidade de comprovar a situação relatada através de documentos solicitados pela Universidade.

Regras Gerais

A UECE reitera em seu edital que o fato dos candidatos participarem de programas do Governo como: PROUNI, Bolsa Família, FIES e outros não se assegura isenção de taxa de matrícula na inscrição.

alunos uece

A Universidade leva em consideração a soma dos rendimentos da família, por isso, os nomes de todos que moram na mesma casa devem ser informados no momento do preenchimento do Requerimento Eletrônico.

Os candidatos cotistas que escolhem cursos como música, artes, moda e outros precisam fazer uma prova de habilidades específicas. Nesse caso, é indicado que façam uma segunda opção de curso, pois caso não passarem no teste de habilidades, podem fazer outro curso, se existir vaga nesse segmento, é claro.

Porém, caso não houver vagas para o cotista em seu segmento, ele vai concorrer vagas da cota social.

Os cotistas devem apresentar toda a documentação solicitada durante a inscrição, caso, eles não estiverem em conformidade, o candidato não poderá participar do processo seletivo como cotista.

Portanto, é ideal que essas informações sejam checadas antes de realizar a inscrição UECE 2021 e realizar o pagamento da taxa.

Comente