Início » Benefícios » Inscrição PROUNI 2021 – Como fazer, Requisitos, Documentos, Resultado

Inscrição PROUNI 2021 – Como fazer, Requisitos, Documentos, Resultado

O Programa Universidade Para Todos é o famoso PROUNI, assunto muito popular entre os estudantes. Criado em 2004, o programa tem como finalidade facilitar o acesso às universidades particulares do Brasil para os estudantes de baixa renda.

No entanto, ele é indicado para tais alunos que estudaram, exclusivamente, o ensino médio em escola pública ou ainda como bolsista integral em escola particular.

Por conta disso, o PROUNI concede bolsas de estudos que variam entre 50% e 100%. Entenda mais sobre o programa!

Como funciona o PROUNI 2021?

O PROUNI não exige prova, nem avaliações. Na realidade, tudo o que você precisa fazer é uma inscrição e incluir os dados do ENEM do ano anterior.

prouni

No caso do PROUNI 2021, o ENEM de 2020 é o requisito mais importante para a solicitação da bolsa de estudos fornecida pelo programa.

É por meio do ENEM que há a análise de desempenho dos estudantes do Brasil inteiro, por isso ele é capaz de avaliar e analisar a qualidade do ensino médio.

Assim, a solicitação é feita e a resposta pode vir como negativa ou positiva com determinação da quantidade de desconto da bolsa (50% ou 100%).

Quais são os requisitos para o PROUNI 2021?

Como você já deve ter notado, o principal requisito para o PROUNI 2021 é ter realizado o ENEM 2020, mas além disso, é preciso que dentro desse exame o estudante tenha alcançado pontuação média igual ou superior a 450 pontos, bem como não ter obtido nota zero na redação.

inscrição site prouni

Não somente isso, o estudante que deseja conseguir uma bolsa do PROUNI 2021 precisa estar dentro de outros critérios. São eles:

🔸 Ter cursado o ensino médio inteiro em escola pública,

🔸 Ter cursado o ensino médio inteiro em escola particular, mas com condição de bolsista integral,

🔸 Ter cursado o ensino médio em escola pública e em parte em escola particular, em condição de bolsista integral,

🔸 Ser deficiente físico,

🔸 Ser professor do quadro de pessoal efetivo da rede pública, desejando concorrer a uma bolsa de estudos para um curso de licenciatura, normal superior ou de pedagogia.

Não esqueça da comprovação também de uma determinada renda familiar, afinal você precisa de uma bolsa do PROUNI 2021 justamente por não ter como pagar uma universidade, não é?

Para bolsas PROUNI 2021 de 100%, o estudante precisa comprovar renda de até um salário mínimo e meio, enquanto que para bolsas PROUNI 2021 de 50% a renda deve ser de até três salários mínimos.

Como fazer Inscrição PROUNI 2021?

Para tentar uma solicitação de bolsas de estudos do PROUNI 2021, você precisa fazer uma inscrição.

acesso site prouni

Esse processo é feito no site oficial no PROUNI. Por meio da página, você confere o cronograma com as datas e os processos pertinentes a cada uma delas.

As inscrições para o PROUNI 2021 ocorrem nos meses de janeiro e junho de cada ano letivo, justamente após abertura das notas do ENEM anterior.

Acesse o site do PROUNI e fique de olho no edital, pois é lá que você vai descobrir as datas, os prazos para inscrições e até mesmo as notícias sobre as chamadas regulares.

Qual é a documentação necessária?

Na inscrição PROUNI, você vai informar muita documentação, mas é ainda mais essencial comprovar tais fatos quando você for chamado caso tenha aprovação de seu pedido.

Alguns dos documentos necessários são:

✔️ Carteira de identidade (RG),documento icon

✔️ Carteira Nacional de Habilitação (CNH),

✔️ Carteira de trabalho,

✔️ Comprovante de residência,

✔️ Comprovantes de rendimentos,

✔️ Histórico escolar do ensino médio,

✔️ Boletim do ENEM.

Caso você tenha sido bolsista em escola particular no ensino médio, procure entregar também uma declaração da escola que ateste tal fato!

Resultado do PROUNI 2021

Após o período de inscrições, o sistema do PROUNI 2021 seleciona os estudantes conforme alguns fatores:

🔸 As notas obtidas no ENEM,

🔸 O número de bolsas que estão sendo ofertadas em cada curso,

🔸 As opções de cursos que o estudante informou no ato da inscrição.

Encontre no site oficial e nas instituições de ensino a lista de aprovados no PROUNI 2021.

Pontuações idênticas acabam fazendo com que o programa selecione o candidato que possui a nota mais elevada na redação ou em determinados temas do ENEM.

Após sua aprovação, vá até a instituição de ensino para efetivar sua matrícula!

Comente