Início » Benefícios » Inscrição Pronatec 2021: Como fazer, Requisitos, Documentos, Locais

Inscrição Pronatec 2021: Como fazer, Requisitos, Documentos, Locais

A inscrição Pronatec 2021 é destinada a jovens estudantes brasileiros que não possuem recursos financeiros para pagar os estudos. O objetivo do programa é oferecer uma assistência através de cursos técnicos totalmente gratuitos visando melhorar as perspectivas de pessoas de baixa renda.

Os cursos são oferecidos em instituições públicas ou privadas. Além disso, os estudantes podem contar com as modalidades do EAD (Ensino a Distância).

Como fazer Inscrição Pronatec 2021?

pronatec

O programa foi criado pelo Governo Federal em 2011. O período de inscrição acontece em cada semestre do ano e fica a cargo de cada instituição de ensino determinar o dia, hora e a quantidade de vagas destinadas.

Portanto, é importante ficar atendo ao portal para realizar a inscrição Pronatec 2021.

Para fazer a busca de vagas, basta seguir o procedimento à seguir:

1- Acesse o portal do Pronatec,

2- Em épocas de inscrições, essa página vai trazer todas as informações, bem como os cursos disponíveis e a as instituições parceiras,

Antes desse período, o portal não traz informações sobre o processo seletivo.

Para tirar dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o telefone do Pronatec vinculado ao MEC. O número é 0800 616161, conhecido como “Fale Conosco”.

O portal do Pronatec também traz canais de atendimento para responder dúvidas.

Quem pode se inscrever?

Todos os esforços do programa são voltados para estudantes de baixa renda e que, de certa forma, não tem tanta oportunidade de estudar. São eles:

🔸 Alunos do ensino médio que estudam na rede pública, especialmente do EJA ( Educação de Jovens e Adultos),

🔸 Trabalhadores que precisam se aperfeiçoar e garantir uma melhoria financeira no trabalho,

🔸 Brasileiros que são beneficiados em programas federais de transferência de renda,

🔸 Estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública.

Essa é uma grande oportunidade para aprender um novo ofício e ter uma profissão que pode trazer o sustento da família.

Documentos necessários

✔️ CPF – Cadastro de Pessoa Jurídica,

✔️ Documento de identificação,

✔️ Ter renda familiar de no máximo 2 salários mínimos,

✔️ Ser inscrito no CadÚnico (Cadastro Único),

✔️ Participar de algum programa social do Governo Federal,

✔️ Estar matriculado no ensino médio de escola pública ou ter se formado.

Os bolsistas do ensino médio em escolas privadas também podem fazer a inscrição Pronatec 2021

É fundamental apresentar todos os documentos que comprovem essas condições.

Onde são os cursos do Pronatec?

alunos pronatec

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o Pronatec não é uma instituição de ensino: é apenas um programa do Governo que oferece cursos gratuitos em parceria com inúmeras instituições, são elas:

🔸 Escolas da Rede Federal de educação profissional e tecnológica,

🔸 Instituições privadas de ensino que oferece cursos nível técnico,

🔸 Instituições de serviço nacional de aprendizagem.

São inúmeros os cursos oferecidos pelo Pronatec e eles são divididos por categoria, entre elas: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Militar, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Segurança, Recursos Naturais, Hotelaria e Turismo.

Dentro de cada categoria, existem uma infinidade de opções, onde os estudantes podem aprender uma profissão. Inclusive, muitos já terminam o curso encaminhados para a área específica.

Os cursos técnicos são uma forma de agilizar a entrada do estudante no mercado de trabalho, pois ele já sai preparado para assumir uma função em específico. Ademais, aumentam as chances de passar em um concurso público e ainda serve como base para uma graduação.

Quais são as regras de seleção do Pronatec?

regras pronatec

A boa notícia é que para conseguir estudar gratuitamente através do programa Pronatec, o estudante não precisa usar a nota do Enem para competir com outros concorrentes.

O item mais importante analisado para a seleção de estudantes para o programa é a questão dos requisitos socioeconômicos. Os responsáveis realizam uma etapa classificatória, onde os dados informados no cadastro do estudante são analisados criteriosamente.

Os interessados com menor renda familiar tem mais chances, pois o objetivo principal desse programa é justamente ajudar os jovens de baixa renda a conquistarem uma oportunidade que pode mudar as suas vidas.

No entanto, vale lembrar que não basta preencher os dados de qualquer jeito na hora da inscrição Pronatec 2021, é necessário comprovar através de documentos o que foi informado.

Comente