Início » Institutos » Inscrição ITA 2021: Inscrição, Vestibular e Cursos do Instituto

Inscrição ITA 2021: Inscrição, Vestibular e Cursos do Instituto

O ITA, famoso Instituto Tecnológico de Aeronáutica, é uma instituição de ensino superior da Força Aérea Brasileira que é diretamente vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e que oferta cursos de graduação e pós-graduação para profissionais de áreas tecnológicas.

Sua sede fica na cidade paulista de São José dos Campos e todos os cursos são ligados às áreas da engenharia e da tecnologia para avanços e pesquisa do setor aeroespacial. Criado em 1950, o ITA ainda é uma das melhores instituições de ensino público do país, tendo conquistado uma posição de destaque e desejo por todos aqueles que almejam uma carreira na Aeronáutica.

Geralmente, as vagas para alunos do ITA são destinadas, em parcela, para alunos que escolheram participar do serviço militar obrigatório e pretendem seguir uma carreira no serviço militar brasileiro.

Apesar disso, também existe uma boa quantidade de vagas para aqueles que não realizaram o serviço militar obrigatório aos 18 anos, sendo mais concorridas e incorporando uma série de medidas de disciplina para tais alunos que precisam se acostumar com os procedimentos e cerimônias militares.

Inscrição e Vestibular ITA 2021

Sendo considerada uma das provas mais difíceis e concorridas de todas as instituições de graduação e pós-graduação ligadas às áreas de tecnologia e engenharia do Brasil, o ITA oferece a possibilidade de ingresso e estudo em sua instituição caso o aluno consiga passar por algumas etapas de avaliação no vestibular da instituição.

logo ita

Esse vestibular é a única maneira de ter uma chance de ingressar na instituição, pois não é possível entrar com uma transferência de outra universidade. O vestibular acontece todo ano por volta do mês de dezembro e conta com duas fases de avaliação com conteúdos programáticos diferenciados.

Para realizar a inscrição no vestibular ITA é necessário cumprir algumas exigências como: conclusão do Ensino Médio, com possibilidade de realização da prova como treineiro a partir do Segundo ano do EM, além de ter menos de 23 anos até a data da prova.

Todo o processo de inscrição deve ser realizado no site. Para isso, basta acessar o portal do ITA e escolher a opção de “Quero me inscrever”. Lá estarão disponibilizados, em caso de estar realizando a inscrição nas datas corretas, os editais e todos os documentos com as informações relacionadas às datas de execução das provas e as taxas que devem ser pagas para realizar a inscrição.

A taxa de inscrição, ao menos no ano passado, era de R$ 140,00, que deveriam ser depositados até determinada data, com o risco de perder a vaga caso o pagamento se atrasasse. Para aqueles que não possuem condições de pagar o valor de inscrição, devem solicitar isenção do pagamento com o comprovante que demonstre uma renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Com a inscrição realizada basta atentar-se às datas e exigências das provas. O vestibular é dividido nas seguintes etapas:

🔹 1ª Fase: Provas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês. 15 questões objetivas para cada matéria,

🔹 2ª Fase: Questões dissertativas de Matemática, Química, Física e Redação. 10 questões para cada matéria.

A aplicação das provas acontece em todas as capitais dos estados brasileiros. Já os aprovados no vestibular, que tiveram uma nota superior a metade da nota total serão selecionados para a Inspeção de Saúde que acontece na sede do ITA em São José dos Campos.

Cursos ofertados pelo ITA

Sendo uma instituição de ensino superior com graduação e pós-graduação, suas áreas de formação podem ser muito variadas, principalmente em mestrado e doutorado, onde o aluno envolve-se de forma mais capacitada no ambiente de pesquisa direcionada e especializada.

professor dando aula no ita

Já para os cursos de graduação, que são os cursos de entrada para aqueles alunos das áreas de engenharia e tecnologia que desejam seguir carreira militar, as opções são as seguintes:

🔹 Engenharia Aeroespacial,

🔹 Engenharia Aeronáutica,

🔹 Engenharia Civil-aeronáutica,

🔹 Engenharia de Computação,

🔹 Engenharia Eletrônica,

🔹 Engenharia Mecânica-Aeronáutica.

Todos os cursos de graduação básica, militar ou civil, têm, em média, uma duração de cinco anos.

Durante o período letivo total, os dois primeiros anos são destinados à base prática e teórica para que o aluno possa escolher sua especialização para a metade e o final do curso.

Comente