Início » Uncategorized » Inscrição IFPB 2021: Como Funciona? Ingresso e Regras com ENEM

Inscrição IFPB 2021: Como Funciona? Ingresso e Regras com ENEM

O Instituto Federal da Paraíba oferece uma grande diversidades de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia. Os interessados em estudar nessa Instituição pública, devem fazer a inscrição IFPB 2021.

Primeiramente, é preciso dizer que a IFPB possui Campus na capital João Pessoa, Campina Grande, Areias, Cajazeiras, Cabedelo, Monteiro, Guarabira, Princesa Isabel, Sousa, Picuí e Patos.

Como fazer a inscrição IFPB 2021?

Como a IFPB oferece diferentes formatos de estudo, é importante analisar para qual processo seletivo o estudante pretende se inscrever. Entre eles estão: Cursos técnicos, Graduação e Pós.

As inscrições são feitas pelo portal da Instituição, confira como realizar o procedimento!

1- Acesse o Portal do Estudante do IFPB,

2- No menu lateral, observe o enunciado “Processos seletivos”.

processo seletivo ifpb

3- Escolha a opção desejada e terá acesso aos vestibulares que estão em andamento e poderá fazer a sua inscrição preenchendo o formulário de requerimento.

site ifpb

Ainda no menu, perceba que tem um campo chamado “documento”, nele constam o manual do estudante. É fundamental ler com atenção para tirar todas as dúvidas.

Nesse manual, são descritos todos os cursos constante em cada Campus da IFPB.

Quando começam as inscrições IFPB?

A IFPB lança diversos processos seletivos ao longo do ano, mas, somente para os cursos técnicos. Nesse caso, geralmente são divulgados um no primeiro semestre e outro no segundo semestre.

Por isso, é essencial ficar atento ao Portal da Instituição, pois eles sempre divulgam a informação e o edital de forma antecipada.

Com relação ao processo seletivo para cursos de graduação, esse é inexistente. Pois, a única forma de ingresso nesse caso, é através do ENEM.

Modalidades de Ingresso

A inscrição IFPB 2021 pode ser feita por todos os interessados em realizar um curso técnico, graduação e pós em uma Instituição pública.

ifpb

Confira quais são as formas de ingresso!

Vestibular Tradicional

A IFPB realiza o processo seletivo para os Cursos Técnicos subsequentes e integrados duas vezes ao ano: Uma no primeiro semestre  a outra no segundo semestre.

As provas são compostas por 40 questões objetivas.

Para os cursos de graduação, a IFPB utiliza as notas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

Enem e SISU

Via de regra, essa é a única forma de ingresso para o Ensino Superior do Instituto Federal da Paraíba.

Mediante a isso, todos os interessados em fazer um curso de graduação nessa Instituição, devem fazer a prova do ENEM e se inscrever no SISU – Sistema de Seleção Unificada.

É através dessa nota que o estudante poderá ou não ingressar na IFPB. Devido a grande concorrência, aqueles que se saírem melhor, serão os contemplados.

O responsável por essa classificação é unicamente o SISU.

Sistema de cotas

Para fins de cumprimento da legislação, a Instituição reserva 50% de suas vagas nos cursos de graduação para os estudantes que cursaram de forma integral o ensino médio em escolas públicas da rede municipal ou estadual.

Além disso, ainda oferece outros 5% para candidatos que são portadores de necessidades especiais.

As cotas são válidas para estudantes do estado do Ceará e estados vizinhos como Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Regras gerais para o ingresso com notas do Enem

O Instituto Federal da Paraíba é uma das poucas Instituições de ensino superior pública que aceita somente a nota do Enem como modalidade de ingresso.

ifpb campus

Por conta disso, é importante que o candidato entenda como isso funciona de fato.

No caso da IFPB, é o SISU que realiza a classificação dos candidatos. O SISU é um programa do Governo Federal onde os interessados devem realizar o cadastro de forma gratuita.

As inscrições ocorrem duas vezes ao ano e não existem nenhum limite de renda para participar da seleção.

Os únicos requisitos para se inscrever no SISU é fazer a prova do Enem e não zerar na redação.

Vale ressaltar, que o SISU não oferece bolsas de estudo como o PROUNI, através desse programa, o candidato devem pleitear por uma vaga no curso de graduação em Instituições Públicas.

Sendo assim, sabe-se que a concorrência é grande. Por isso, cada curso geralmente possui uma nota de corte estipulada pela própria Instituição de ensino, se nota do estudante não for o suficiente para aquele curso, ele não poderá concorrer.

A boa notícia é que ele poderá se candidatar para outro curso ou  tentar outra Instituição.

Comente