Início » Uncategorized » Inscrição IFBA 2021: Como Fazer a Sua? Aprenda Aqui!

Inscrição IFBA 2021: Como Fazer a Sua? Aprenda Aqui!

Interessado em fazer a Inscrição IFBA 2021? Você precisa entender que a Inscrição IFBA 2021 é processo obrigatório para quem quer tentar uma vaga.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia é uma instituição de ensino federal. O aluno estuda nela em média de 2 a 4 anos nos cursos de formação técnica ou subsequentes.

Para garantir uma vaga, é fundamental realizar o processo seletivo, que aliás, é bastante concorrido. Entenda como fazer isso!

Como fazer a inscrição IFBA 2021?

O Instituto existe desde 2008, é vinculado o Ministério da Educação e oferece educação profissional pública gratuita de excelência para estudantes e trabalhadores do campo e da cidade no estado da Bahia.

ifba

Para fazer Inscrição IFBA 2021, siga as seguintes instruções:

1- Acesse o site de seleção do IFBA,

2- No lado esquerdo do menu, clique em “Inscreva-se aqui”;

3- Uma página vai abrir com o seguinte aviso “Antes de acessar o cadastro, acesso o site aqui para ler o edital”. É fundamental dedicar um tempo para essa leitura, pois nesse documento tem todas as regras do processo seletivo;

4- Depois de ler, preencha o formulário corretamente e imprima o boleto para pagamento da taxa de inscrição;

O valor da taxa de inscrição da IFBA é de R$35,00, mas os candidatos que estudaram em escolas públicas, podem fazer o requerimento da isenção parcial, então, pagarão apenas R$3,50.

Todas as informações sobre prazos para pedidos de isenção estão no edital do processo seletivo, por isso, é importante fazer a leitura.

Quando começa a inscrição IFBA 2021?

A Inscrição IFBA 2021 começa no mês de Junho e vão até o mês de Setembro. Os interessados possuem um prazo bastante longo para realizar o processo pela internet.

mãos em notebook

As provas serão realizadas no mês de Novembro.

Todas as provas para candidatos a cursos técnicos possuem questões objetivas de matemática, geografia, história e língua portuguesa.

Para os cursos subsequentes, a prova tem questões objetivas também, mas em matemática, língua portuguesa e atualidades.

Documentos necessários

Para fazer a inscrição IFBA 2021, o processo é simples e feito pela internet, não é necessário apresentar presencialmente nenhum documento.

Contudo, isso é feito somente quando o estudante for realizar a matrícula, então, ele deverá apresentar os seguintes documentos:

✔️ Documento de identificação (RG, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho);

✔️ CPF – Cadastro Nacional de Pessoa Física;

✔️ Comprovante de escolaridade;

✔️ Comprovante de endereço;

✔️ Laudos médicos (em caso de ingresso por cotas por deficiência física).

O candidato precisa levar os originais e cópias simples.

Quais os requisitos?

Para fazer a inscrição IFBA 2021 nos cursos técnicos com o período de formação de 3 a 4 anos, é fundamental que os mesmos tenham ensino fundamental completo até a matrícula na instituição IFBA.

Para os cursos subsequentes com duração de 2 anos, os interessados devem ter ensino médio  concluído até a realização da matrícula.

Tanto alunos de escolas públicas ou privadas pode estudar na IFBA, entretanto, é importante entender mais como funciona a divisão de vagas.

Formas para distribuição das vagas Inscrição IFBA 2021

Existem duas formas de ingresso na IFBA, confira!

estudantes concentrados

1- Ampla concorrência

Nesse caso, todos os interessados em estudar na instituição podem fazer a inscrição IFBA 2021 para pleitear uma vaga. Não importa se estudou em escola pública ou privada.

2- Sistema de cotas para alunos de escolas públicas e reserva de vagas para pessoas com deficiência

No sistema de cotas, existem critérios apresentados no edital para que os interessados possam concorrer.

Não podem concorrer a vagas através do sistema de cotas os estudantes que já tenham estudado em escolas particulares  no ensino fundamental. Ou aqueles que tenham cursado disciplinas isoladas ou séries no ensino fundamental em escolas comunitárias ou similares.

É importante que esses candidatos apresentem a comprovação da sua formação no sistema público de ensino fundamental.

Aos candidatos que vão concorrer a vagas reservadas a pessoas com deficiência, é essencial que no momento da matrícula, o mesmo apresente laudos médicos e exames que comprovem a sua condição.

Os mesmos serão analisados pelo serviço médico do IFBA para devida aprovação.

Em linhas gerais, 50% das vagas do IFBA são para a ampla concorrência e os outros 50% para candidatos que estudaram em escolas públicas e pessoas com deficiência.

Comente