Início » Vestibular » Inscrição Fuvest 2021 – Sobre vestibular, Como fazer, Requisitos

Inscrição Fuvest 2021 – Sobre vestibular, Como fazer, Requisitos

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) é responsável por realizar o processo seletivo de novos estudantes da USP (Universidade de São Paulo). É uma das provas mais concorridas e que mais causam medo dos vestibulandos.

A inscrição Fuvest 2021 acontece ainda no segundo semestre do ano de 2020. A prova é aplicada ao final do ano.

Veja todos os prazos e saiba mais detalhes sobre a prova nas próximas linhas!

Conheça a Fuvest

Criada em abril de 1976 pela USP, a Fuvest tem a função de elaborar os processos seletivos, de acordo com as diretrizes do Conselho de Graduação da Universidade.

fuvest

É sem fins lucrativos, de direito privado. É constituída de dois órgãos, o Conselho Curador e a Diretoria-Executiva.

A Fundação organiza desde o planejamento da prova como também o próprio exame. Suas provas anteriores são utilizadas para que estudantes possam estudar para tentar uma vaga na USP. 

Além do vestibular, a Fuvest também é responsável pelo CUCo (Competição USP de Conhecimentos). É o processo seletivo para o programa Vem Pra USP!.

O CUCo é dedicado para alunos de escolas públicas, que estão cursando qualquer ano do Ensino Médio, EJA ou CEEJA.

Como funciona o vestibular Fuvest?

Para enfrentar o vestibular Fuvest é preciso bastante preparo. O processo seletivo conta com duas fases e pode incluir a Prova de Habilidade Específica em alguns cursos.

alunos fazendo prova de vestibular

Todas as etapas do vestibular, desde a inscrição, convocação para a segunda fase e resultados finais, são feitas online, no site da Fundação.

A primeira fase é uma prova que acontece em um único dia, com 90 questões de múltipla escolha. O conteúdo é o mesmo que é ensino no Ensino Médio, das disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

O candidato tem 5 horas para finalizar a prova. E a nota final é usada para habilitar os alunos para a segunda fase e também para compor a Nota Final.

É preciso acertar mais de 30% (27 acertos) da primeira fase, caso contrário o aluno é desclassificado automaticamente.

A segunda fase é composta de duas provas discursivas: cada uma delas deve ser feita em um período de 4 horas. A primeira parte é composta de 10 questões de Português e uma redação, totalizando 100 pontos.

Já a segunda prova, são 12 questões das disciplinas que seguem a necessidade da carreira (curso) escolhida.

Em alguns casos, há ainda outra prova: a de Habilidades Específicas – esta é aplicada para determinadas carreiras (cursos).

Inscrição Fuvest 2021

A inscrição é toda online, feita no site oficial.

1- Ao acessá-lo, basta clicar na opção “Vestibular” no menu superior. Se o prazo de inscrição estiver aberto, é só clicar em “Inscrições”.

site fuvest

2- Preencha o formulário corretamente e confira se os dados estão corretos. Será preciso inserir uma foto de rosto no ato da inscrição. Ela será usada como reconhecimento facial no dia da prova.

3- É nesse momento que você deverá informar se tem algum tipo de condição especial para a realização da prova. Se for o caso, terá que anexar documentos que o comprovem. 

4- Precisará informar, também o tipo de vaga, se é Ampla Concorrência ou se faz parte de um sistema de cotas.

5- Escolha o(s) curso(s) que deseja, informe sua escolaridade e assinala a cidade que deseja fazer a prova. 

Para finalizar e concluir a inscrição Fuvest 2021, pague o boleto referente a taxa de inscrição.

Quem pode fazer?

Podem participar do vestibular Fuvest 2021 alunos que já concluíram o Ensino Médio, estudantes que vão concluí-lo em 2020 ou pessoas que já tenham diploma de nível superior em qualquer instituição (privada ou público).

alunos em prova

Esses candidatos realizam a Inscrição Fuvest 2021 para tentar uma vaga no curso desejado.

No entanto, para estudantes do 1º ou 2º ano do Ensino Médio, também podem se inscrever como “treineiros”. O intuito é conhecer a prova e se preparar para tentar uma vaga na hora certa.

Requisitos e vagas

Ao todo, são cerca de 8 mil vagas disponíveis em toda a instituição USP.

unidade fuvest

O vestibular Fuvest possui três tipos de vagas:

✔️ AC (Ampla Concorrência): para todos os candidatos, sem nenhum pré-requisito,

✔️ EP (Escola Pública): candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras, independente de renda,

✔️ PPI (Pretos, Pardos e Indígenas): para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras, independente da renda.

Boa sorte em seu processo de Inscrição Fuvest 2021 e na prova!

Comente