Início » Benefícios » Inscrição ENEM 2021 – Como fazer? Veja quando se inscrever e mais!

Inscrição ENEM 2021 – Como fazer? Veja quando se inscrever e mais!

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio – a prova mais importante para os estudantes que buscam o ingresso em uma universidade pública ou privada.

Em 2021, o desempenho neste exame garante uma vaga no curso que você escolheu e serve como o pontapé inicial para você correr atrás de seus sonhos.

Entenda como funciona o ENEM 2021, como fazer sua inscrição e todas as informações necessárias para realizar esse processo!

Importância do ENEM 2021

O ENEM é usado como importante ferramenta para estudantes que pretendem ingressar em uma universidade no Brasil (e até em algumas do exterior que já fazem uso deste exame como critério).

enem

Além disso, o estudante pode se candidatar a uma vaga em uma universidade através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), concorrer a uma vaga através do Programa Universidade para Todos (PROUNI) e financiar seu curso superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Como fazer Inscrição ENEM 2021?

Durante o mês de maio de 2021 – provavelmente –, o período de inscrições para o ENEM 2021 será aberto, por um tempo máximo de quinze dias.

site enem

Durante esse tempo, você precisa realizar sua inscrição. Antes desse período, ainda em abril, você pode procurar se informar e solicitar a isenção da taxa de inscrição (se você cumprir com os requisitos da isenção).

Para fazer a inscrição, você precisa acessar o site oficial do ENEM através do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Somente em maio é que você observará um campo apropriado para realizar a inscrição, por isso em outros períodos o site não apresenta esta opção. Entre no site para se familiarizar com o ambiente e conhecer todos os serviços disponíveis!

Durante a inscrição, você precisará informar sua data de nascimento e CPF – levando-se em consideração os dados que estão cadastrados na Receita Federal, ou seja, que os dados sejam equivalentes para não causar falta de correspondência nas informações.

Quando for preencher o formulário, lembre-se de colocar todas as informações corretamente, como é o caso do endereço de e-mail, número de telefone fixo e/ou celular, município onde pretende realizar a prova do ENEM, a língua estrangeira que deseja para a determinada prova, bem como a criação de uma senha de acesso ao sistema.

enem icon

Na inscrição do ENEM 2021, você também pode solicitar algum atendimento especializado, específico ou até por seu nome social.

Anote o número de inscrição que será gerado, assim como sua senha cadastrada. Essas duas informações servem como um acompanhamento de sua inscrição, da consulta ao Cartão de Confirmação da Inscrição, dos resultados do ENEM e na inscrição aos programas vinculados ao Ministério da Educação (MEC).

Após a sua inscrição ENEM 2021, faça o pagamento da taxa de inscrição (caso você não se encaixe nos grupos de isenção) para confirmar sua presença no exame. O valor oficial da taxa não é confirmado, mas pode variar entre R$ 85,00 a R$ 90,00.

Isenção da taxa de inscrição

acesso site enem

Para saber se você se enquadra nos grupos de isenção, veja quais são os critérios:

✔️ Todos os candidatos que cursaram o Ensino Médio inteiro em escola da rede pública,

✔️ Todos os candidatos que cursaram o Ensino Médio inteiro como bolsista integral na rede privada,

✔️ Todos os candidatos que comprovem que possuem renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa da composição familiar.

A isenção da taxa de inscrição não será liberada para estudantes que se inscreveram gratuitamente no ENEM do ano anterior, porém acabou faltando aos dois dias de prova e procuram tentar novamente em 2021.

Entretanto, é possível comprovar as faltas para tentar a isenção de novo.

A inscrição ENEM 2021 poderá ser confirmada de forma imediata se você for isento da taxa de inscrição. No entanto, em casos em que há necessidade de pagamento da taxa, você precisa quitar esse valor para confirmar sua presença para as provas.

Faça o pagamento dentro do período e respeitando a data de validade do boleto.

Quando será a prova do ENEM 2021?

Infelizmente, ainda não existe uma data confirmada para o ENEM 2021.

Entretanto, o exame tende a seguir o padrão dos últimos anos – poderá ocorrer em dois domingos, consecutivos, que envolvam o final de outubro e início de novembro.

De toda forma, já desejamos a você boa sorte no exame!

Comente