Início » Benefícios » Inscrição ENADE 2021 – O que é? Como fazer? Como funciona?

Inscrição ENADE 2021 – O que é? Como fazer? Como funciona?

ENADE é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e é obrigatório para os alunos que estão terminando o Ensino Superior. Através dessa prova, é mensurado a qualidade de ensino das instituições, tanto públicas quanto privadas.

O intuito desse exame é avaliar os rendimentos dos alunos que estão saindo dos cursos de graduação. Ele analisa se o conteúdo programático previsto nas diretrizes curriculares foi realmente ensinado aos estudantes. Observando a qualidade do ensino.

Conheça tudo sobre o exame e veja como fazer a inscrição ENADE 2021!

O que é ENADE?

O ENADE é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004. Faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que inclui outras avaliações.

enade

Para os alunos que vão participar do ENADE em 2021, saiba que constará em seu histórico escolar sua participação no Exame, bem como sua nota. Além disso, lembre-se que é obrigatório sua participação.

É de extrema importância para os alunos e também a instituição, visto que a educação e a metodologia pode sofrer alterações consideráveis ao longo dos anos.

Com os resultados, as instituições podem otimizar a forma como administram as aulas, buscando melhorar onde os alunos possuem maiores dificuldades.

Como funciona o ENADE?

O ENADE possui três áreas de conhecimento e eixos tecnológicos. A cada ano, os alunos de uma determinada área realizam a prova. 

imagem enade

🟣 Ano I

  • Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins,
  • Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo,
  • Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

🟣 Ano II

  • Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes e áreas afins,
  • Cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento de Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra,
  • Linguística, Letras e Artes,
  • Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Humanas e Ciências da Saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas,
  • Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.

🟣 Ano III

  • Cursos de bacharelado nas Áreas de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins,
  • Cursos de bacharelado nas Áreas de Conhecimento Ciências Humanas e áreas afins que não tenham cursos também avaliados no âmbito das licenciaturas,
  • Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Inscrição ENADE 2021

A inscrição inicial é feita pelo coordenador do seu curso. E, posteriormente, os alunos devem acessar o sistema e finalizar, preenchendo as informações e questionários necessários.

Isso pode ser feito no site do ENADE.

Se você é Coordenador, clique em “Primeiro acesso PI/Coordenador”. Se você é estudante, clique em “Primeiro acesso estudante”. 

site enade

Preencha todos os dados solicitados.

Futuramente, quando precisar acessar o sistema para conferir alguma informação, acesse o mesmo site, mas clique em “Autenticação no ENADE”.

Quem pode fazer o ENADE 2021?

Deve ser feito pelos alunos que estão concluindo o curso de graduação, sendo um componente curricular obrigatório. Caso o aluno não o faça, poderá perder o seu diploma.

Contudo, é importante frisar que há uma periodicidade. Dessa forma, apesar do ENADE ser anual, cada curso faz a prova a cada 3 anos. Ou seja, não é todo concluinte que é obrigado a fazê-lo. 

Prazos e cronograma ENADE 2021

As datas 2021 oficiais ainda não foram divulgadas, mas é possível ter uma base de quando irão acontecer.

prova enade

A inscrição do ENADE é feita pelo coordenador do curso e acontece entre os meses de julho e agosto do mesmo ano que será aplicado o exame.

Porém, os alunos concluintes também deverão realizar o preenchimento do cadastro de informações pessoais. Isso pode ser feito entre os meses de julho a novembro. Logo após o coordenador realizar a inscrição.

O estudante também deverá preencher o Questionário do Estudante. Isso pode ser feito a qualquer momento, entre os meses de setembro e novembro.

Os locais de prova são divulgados no início de novembro e, a prova é em meados de novembro de 2021. 

Comente