Início » Benefícios » Inscrição Dataprev 2021 – Como funciona? Como fazer?

Inscrição Dataprev 2021 – Como funciona? Como fazer?

Dataprev é o nome da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, empresa pública associada ao Ministério da Economia que, basicamente, administra o banco de dados do Governo Federal, em especial do INSS.

Sendo assim, o Dataprev gerencia a tecnologia de dados da Previdência do Brasil.

O que poucas pessoas sabem é que é possível acessar o Dataprev 2021 com facilidade. Saiba aqui como fazer a Inscrição Dataprev 2021 e outras informações importantes.

Para que serve o Dataprev 2021?

dataprev

De um modo geral, o Dataprev é um serviço online que disponibiliza acesso a muitos serviços, como é o caso dos que estão citados abaixo:

🔹 Aposentadorias urbanas: solicitação ou acompanhamento do pedido,

🔹 Salário-maternidade: solicitação ou acompanhamento do pedido,

🔹 Extrato Previdenciário (CNIS): visualização do histórico de contribuições do empregado e de todos que já contribuíram para a Previdência,

🔹 Calculadoras: possibilidade de realização de cálculos sobre os tempos de contribuição para aposentadorias e outros serviços,

🔹 Agendamentos: realização de agendamentos físicos,

🔹 Extrato de pagamento de benefícios: acompanhamento de benefícios já concedidos ou que estão pendentes,

🔹 Carta de concessão de benefício: documento que possui a forma de cálculo, renda mensal inicial, conta em que o benefício é depositado, entre outros dados,

🔹 Agendamento de perícia: solicitação de agendamento online para pedidos de benefícios que exigem perícia,

🔹 Extrato de empréstimo consignado: visualização da existência de empréstimo consignado em determinado benefício e suas condições.

Através da Inscrição Dataprev 2021, você tem acesso a todos esses serviços.

Como fazer Inscrição Dataprev 2021?

O acesso ao Dataprev pode ser realizado por computadores ou dispositivos móveis. Nesse último caso, é necessário fazer o download de um aplicativo chamado “Meu INSS”.

prédio dataprev

O app está disponível para sistemas Android e iOS.

Veja os passos para se inscrever no Dataprev 2021 e visualizar os serviços:

1– Acesse o site oficial ou faça o download do app,

2– Caso você já possua um cadastro, clique em “Entrar”. Caso contrário, clique em “Cadastrar senha” ou “Inscrever-se no INSS”, dependendo de sua situação.

site meu inss

No caso do cadastro de senha, você precisará informar nome completo, CPF, telefone e endereço de e-mail.

Algumas outras perguntas podem ser feitas para confirmar sua identidade, ok? Certas questões podem ser relacionadas ao seu trabalho, histórico na previdência ou sobre seguro-desemprego.

3– Depois da inserção de tais dados, um código provisório será gerado, que será sua senha para primeiro login,

4– Insira seu CPF e código provisório para seu primeiro login no Dataprev 2021. Faça a troca da senha para maior segurança,

5– Depois de ter acesso ao sistema através do modo que você escolheu, você pode verificar os serviços disponíveis no site.

Dúvidas sobre a Inscrição Dataprev 2021 podem ser sanadas através do telefone 135.

Extratos Dataprev 2021

Um dos serviços mais procurados no sistema Dataprev tem relação com os extratos, que abrangem os extratos de pagamento, de Imposto de Renda (IR), de contribuição e de empréstimo.

página meu inss

O extrato de pagamento serve como um comprovante de renda, sendo um documento importante para situações em que você precisa solicitar crédito ou em casos mais simples como abertura de crediário em alguma loja.

O extrato de Imposto de Renda (IR) é fundamental para a declaração de IR, podendo ser impresso diretamente do site ou no app “Meu INSS”.

Já o extrato de contribuição (CNIS) fornece informações sobre as contribuições que você realizou como autônomo ou ainda que seus empregadores realizaram durante os anos.

Se for necessário, acesse o extrato de contribuição de empréstimo para conferir se existem empréstimos consignados (com desconto direto no extrato de seu benefício), além de saber o valor descontado, nome da instituição, bem como a margem do consignado disponível.

O Dataprev 2021 é bem intuitivo e conta com um menu fácil, com os serviços vistos de imediato. Aproveite a Inscrição Dataprev 2021 para estar sempre atento (a) às suas informações!

Comente