Início » Institutos » Inscrição COLTEC 2021: Como funciona, como fazer, prova e datas

Inscrição COLTEC 2021: Como funciona, como fazer, prova e datas

O Colégio Técnico da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), conhecido como COLTEC, foi criado em 1969 com a finalidade de atender à demanda de formação de profissionais técnicos e nível médio em determinadas áreas.

Pedagógico e curricular, o COLTEC atualmente seleciona estudantes para seus cursos técnicos, mas para isso deve-se prestar um exame.

Veja como todo esse processo funciona e saiba como fazer a Inscrição COLTEC 2021!

Como funciona Inscrição COLTEC 2021?

A Inscrição COLTEC 2021 acontece por meio do site oficial da UFMG.

coltec

Lembre-se que a COLTEC somente oferece cursos técnicos profissionalizantes, entre os quais destacam-se:

🟣 Eletrônica,

🟣 Desenvolvimento de sistemas,

🟣 Automação industrial,

🟣 Análises clínicas,

🟣 Química.

Para quem finalizou o ensino médio, mas procura investir em um curso técnico, há cursos técnicos mais interessantes, como o de desenvolvimento de sistemas com ênfase em programação de dispositivos móveis, assim como a biotecnologia com ênfase em análises clínicas.

Cada formação dura 3 anos.

As vagas tendem a ser divididas em 50% para ampla concorrência e 50% reservadas para candidatos que cursaram o ensino fundamental em escola pública.

Para fazer parte de um destes cursos de exemplo citados, você precisa fazer a Inscrição COLTEC 2021.

Para participar do processo seletivo da COLTEC, o estudante deve ter concluído o ensino fundamental, mas também é possível que os candidatos tenham finalizado o ensino médio e desejam adquirir formação técnica.

Como fazer Inscrição COLTEC 2021?

A Inscrição COLTEC 2021 é feita de maneira exclusiva online no site da UFMG.

alunos coltec

Veja como é simples fazer esta inscrição:

1– Acesse o site oficial da UFMG,

2– No período apropriado, clique no banner do vestibular COLTEC 2021,

3– Leias as informações relevantes e clique em fazer a inscrição,

4– Preencha o formulário com seus dados, selecionando o curso, se você possui condições especiais, e confirme se tudo o que você informou está correto.

Ao finalizar a inscrição, não esqueça de imprimir o boleto bancário para quitar a taxa de inscrição. Na última edição, a taxa era de R$ 100,00, mas pode sofrer alterações.

Respeite o prazo de validade do boleto, pois é somente com seu pagamento que você garante a sua presença no dia da prova do vestibular COLTEC, ok?

Como é a prova COLTEC?

A COLTEC cobra dos candidatos a realização de uma prova com 60 questões, todas de múltipla escolha, cujos temas envolvem Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Geografia, História Geral e História do Brasil.

prova coltec

De modo geral, as maiores notas em Português e Matemática determinam a classificação dos candidatos, pois elas valem o dobro dos pontos.

Procure ter um bom desempenho nestas duas partes principalmente!

O gabarito oficial da prova é divulgado um dia após, mas o resultado oficial demora um pouco mais.

Datas Inscrição COLTEC 2021

O que já se sabe sobre datas de Inscrição COLTEC 2021 é que elas serão divulgadas em um edital, que infelizmente ainda não foi liberado pela UFMG.

aula coltec

Claramente, você pode ter uma ideia de como funciona o processo seletivo.

Geralmente, a inscrição dura entre setembro a outubro do ano anterior.

Não esqueça de ter em mãos seus documentos pessoais para fazer a inscrição de maneira mais rápida e tranquila, pois o formulário solicitará seus dados.

De resto, o processo é simples, mas exigirá que você aguarde o tempo correto para abertura, afinal tudo também dependerá de como a pandemia do novo coronavírus irá afetar ainda mais nosso dia a dia.

Comente