Início » Benefícios » Inscrição Agehab 2021 – Como se inscrever? Como funciona? Entenda

Inscrição Agehab 2021 – Como se inscrever? Como funciona? Entenda

A Agência de Habitação Popular, também conhecida como Agehab, é uma organização e instituição que promove, em parceria com instituições privadas e o governo, inclusão social de moradia e habitação para pessoas com baixa renda.

O projeto é centralizado por estado, cada qual com seu programa, suas empresas conveniadas e seus objetivos anuais, assim como quantidades e métodos de desenvolver a habitação popular para cada vez mais pessoas.

Entenda mais sobre a Inscrição Agehab 2021 para conseguir tal oportunidade!

Sobre a Agehab

As casas populares, projetos que são construídos em grande quantidade, são feitas de forma a promover uma qualidade de vida sustentável para seus moradores e para a vizinhança de forma geral.

casas programa agehab

Elas são casas pequenas mas bem feitas, construídas com materiais de qualidade e com garantias de durabilidade.

Todas as agências de habitação pública do país trabalham sob medidas do Minha Casa Minha Vida, para estimular a capacidade de proprietários e a mudança de vida de pessoas com baixa renda que pagam aluguel e precisam de ajuda pública para financiamento de uma casa própria.

A casa própria é, além de uma mudança de vida e de custos familiares, uma forma de garantir um aumento nos bens adquiridos e no total de patrimônio das famílias, principalmente daquelas que não possuem muita renda e por isso têm dificuldades de levar a vida com todas as necessidades garantidas.

O programa depende de muitas variáveis e pode instigar desinformação com diversos problemas de estrutura e algumas eventualidade de qualidade de produção das casas. Apesar disso, já há anos garante moradia livre de custo e principalmente oportunidade de melhoria de vida.

Todas as vantagens iniciadas por essa participação do governo estimulam com muito enfoque na diminuição da desigualdade do país, além de promover moradia segura para aquelas pessoas de que não possuem condições.

Como funciona o auxílio de moradia da Agehab?

Por demanda do governo e com parcerias firmadas com construtoras, os projetos da Agehab são executados levando em consideração uma série de exigências de normatização e legislação. 

moradias agehab

Quando prontos, os projetos começarão a ser executados, organizando a construção e subsídio de moradias simples e de qualidade em bairros mais afastados dos centros urbanos (isso se deve ao custo de loteamento de terrenos mais centralizados, o que impossibilitaria a popularização e o custeio dos subsídios). Quando as casas estão perto de serem finalizadas o processo de seleção dos moradores se inicia.

Os inscritos no programa, depois de normalizarem seus cadastros e estarem com todas as exigências em dia, são organizados em um sorteio que define as famílias agraciadas pelo programa e que receberão suas casas inteiramente grátis ou com alguma forma de financiamento facilitado e barato.

Ao ser selecionado nos sorteios da Agehab os escolhidos deverão apresentar os documentos necessários para dar continuidade no processo. Eles então assinam a documentação imobiliária na Caixa Econômica Federal.

Como fazer Inscrição Agehab 2021?

A maneira mais fácil de se informar a respeito dos requisitos, do processo de inscrição, das normas e das vantagens do programa, é ir até o escritório da Agehab no seu estado, geralmente encontradas em órgãos estaduais de residência facilitada.

moradias simples enfileiradas

Mesmo assim, as inscrições podem ser feitas via internet, através do portal da Agehab do seu estado.

Nos sites das agências procure pela opção de inscrição, que deve estar em evidência dentro das opções do portal. Ali, o interessado será encaminhado para um formulário onde deve preencher todos os seus dados cadastrais, dando início ao processo de inscrição.

Com os dados transcritos de forma correta, finalize a inscrição e confira as informações de auxílio para continuação do processo ou para tirar dúvidas. Dentro do site é possível encontrar formas de comunicação com os locais responsáveis pelo processo de habitação, como prefeituras e órgãos estaduais.

Requisitos para Inscrição Agehab 2021

Com o objetivo de atender famílias de baixa renda que não possuem casa própria, a Agehab trabalha com exigências e processos retirados diretamente das diretrizes de execução do Minha Casa Minha Vida, sendo essa a organização vigente para a habitação da Agehab.

moradias simples

Com isso, muitas restrições e requisitos são impostos para que o programa possa funcionar de maneira dinâmica, atendendo apenas as pessoas que realmente precisam de auxílio para moradia. Os requisitos atendem amplitudes estaduais e federais, dependendo da situação do processo.

Para se encaixar no processo de seleção do Minha Casa Minha Vida primeiramente é preciso estar dentro das exigências nacionais do programa, que são:

🔸 Auxílio para famílias que residem ou residiam em áreas de risco por insalubridade ou segurança, que tenham sido desabrigadas por algum motivo, com comprovação oficial de ente público,

🔸 Famílias que tenham mulheres como responsável principal pela unidade, comprovado por autodeclaração,

🔸 Famílias que possuam em sua integração pessoas com deficiência, sob comprovação médica oficial.

Depois de passar por essas exigências a família ainda precisa cumprir os requisitos estaduais, que são baseados nas regras regentes do estado onde se pretende morar e adquirir o auxílio para moradia própria.

As exigências a seguir foram retiradas do processo de Agehab do Mato Grosso do Sul e são as seguintes:

🔸 Famílias com filhos menores de idade, inferior a 18 anos, comprovado por documento de filiação familiar,

🔸 Famílias monoparentais (que sejam constituídas somente pela mãe, somente pelo pai ou somente por UM responsável legal das crianças ou adolescentes), comprovadas por documento de filiação e documento oficial que comprove a guarda das crianças ou adolescentes,

🔸 Famílias de que faça parte pessoas com doença crônica e/ou incapacidade para o trabalho físico, comprovado por laudo médico oficial.

Siga corretamente a Inscrição Agehab 2021 e mude de vida!

Comente