Início » Vestibular » Inscrição Acafe 2021: Como fazer? Requisitos, Taxas, Documentos

Inscrição Acafe 2021: Como fazer? Requisitos, Taxas, Documentos

A Associação Catarinense das Fundações Educacionais, Acafe, é uma junção de diversas instituições de ensino superior do estado de Santa Catarina. Ela surgiu com a ideia de unificar o planejamento e articulações em prol do desenvolvimento do ensino superior no estado.

Eram instituições independentes e municipais que optaram por unir forças, sem fins lucrativos, em prol de uma melhor organização do sistema de ensino superior que aderiu à causa do desenvolvimento do ensino superior.

Foram 15 instituições inicialmente que se tornaram 16, sendo um total de 11 Universidades completas e 5 Centros Universitários espalhados pelo Estado.

Como realizar a Inscrição Acafe 2021?

Graças a unificação dos sistemas das antigas instituições independentes que se tornaram a associação, o processo de seleção de vagas também se tornou unificado. Isso é uma grande vantagem para os alunos que se interessam em cursar o ensino superior em qualquer uma das Universidades ou Centros Universitários ACAFE.

sistema acafe

Os vestibulares, executados duas vezes ao ano no verão e no inverno, são unificados para todas as instituições. O aluno precisará passar por apenas uma prova para cursar a faculdade desejada dentro das instituições Catarinenses do sistema.

E para realizar a inscrição no sistema Acafe também se tornou mais simples, o mesmo sistema levará você a concorrer por vagas em todo o estado. Todo o processo é feito inteiramente pelo site. Veja como:

1- O primeiro passo é entrar, com qualquer dispositivo com internet, no site e portal da associação pelo link.

site acafe vestibular

2- Dentro do site encontre as instruções sobre como iniciar o requerimento de inscrição e preencha os dados conforme elas,

3- Selecione também o curso que deseja. E em seguida escolha em qual das 16 instituições de ensino superior você quer estudar,

4- Com tudo isso registrado será preciso escolher o local de realização do vestibular. Selecione uma das opções apresentadas na localização desejada, Lembrando que as provas são presenciais.

editais vestibular acafe

5- Finalize o processo de inscrição no botão de concluir.

Em seguida a página mostrará o requerimento de inscrição efetuado, confira os dados apresentados e, se tudo estiver correto, imprima ou pague pelo internet banking o boleto da taxa para realização do vestibular.

O pagamento da taxa da Acafe deve ser feito dentro do prazo estipulado na hora de realizar a inscrição pelo site e poderá ser pago em qualquer agência bancária ou posto bancário de atendimento.

Sua inscrição apenas será confirmada no sistema depois que o pagamento for computado então faça isso o mais rápido possível.

Caso hajam problemas com o pagamento do boleto é possível entrar em contato com a Acafe por meio do e-mail do site. Envie uma cópia do boleto e descreva o problema.

Requisitos

Para que o aluno possa participar do processo de vestibular da Acafe basta que cumpram os dois requisitos a seguir:

✔️ Ter completado o Ensino Médio ou completá-lo até que o dia de início das aulas na instituição de ensino superior em que se inscreveu,

✔️ Pagar o boleto com a taxa de inscrição para que a mesma não seja cancelada.

Taxa de inscrição Vestibular Acafe 2021

Para os vestibulares semestrais das instituições da Acafe o valor da inscrição pode variar dependendo da época e às vezes do curso.

unidade acafe

Além do mais ainda não é possível dizer com certeza o valor dos próximos processos seletivos.

Contudo as taxas presentes nos vestibulares de anos anteriores pode dizer aproximadamente quão caro é todo o processo de inscrição.

Em 2019, o processo de inscrição para o vestibular dos cursos custava R$70,00. Para aqueles que tentariam medicina o valor sobre para R$200,00.

Infelizmente, apesar de não serem consideradas taxas de vestibular muito baratas, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais não oferece opções de isenção de taxa de inscrição. A única situação em que há uma diferenciação neste pagamento é caso o aluno opte pelo Centro Universitário Municipal de São José, que oferece variações de taxa pois não aderiu ao edital da associação.

Documentos necessários

Nos processos anteriores os documentos necessários para a requisição de inscrição eram apenas RG e CPF.

alunos conferindo lista de aprovados no vestibular

Para a matrícula, caso você seja um dos aprovados no vestibular, será necessário encaminhar os seguintes documentos para a secretaria da instituição:

✔️ Diploma ou Certificado de conclusão do ensino médio,

✔️ Histórico escolar,

✔️ Certidão de nascimento ou casamento,

✔️ Título de eleitor,

✔️ Certificado de dispensa militar (caso haja),

✔️ Duas fotografias físicas 3×4,

✔️ Comprovante de residência.

Boa sorte!

Comente